Campanha da ONU Mulheres com Instituto Gloria, criada pela Artplan, chega às ruas para lembrar que agressões online, a tal violência digital, têm impacto real na vida de milhares de brasileiras. Uma intervenção, realizada na cidade de Brasília esta semana, marcou o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra Mulheres e Meninas.
A ação ocupou centenas de DOOHs da cidade, lembrando que a violência digital está presente em todos os lugares e que a mídia exterior é parte essencial da ideia. As telas de mídia digital urbana exibiram, simultaneamente, a frase ‘Uma mulher sofreu violência aqui’. A mensagem permaneceu por 10 minutos, transformando toda a malha de DOOHs de Brasília em uma grande rede de alerta sobre o tema. O sincronismo da ação foi possível graças as participações de empresas que cederam seus painéis, como Eletromidia, Epic Led, JCDecaux, Metrópoles, Po Mídia, RZK, Traffic, Visuplac e Weooh.
A mesma mensagem também foi projetada no Congresso Nacional.
A violência digital contra meninas e mulheres no Brasil apresenta índices que têm preocupado especialistas e organizações. Levantamentos recentes do estudo ‘Além do Cyberbulling: a Violência Real do Mundo Virtual’, realizado pelo Instituto Avon em parceria com a Decode, apontam que 77% das jovens com até 18 anos afirmam ter sofrido algum tipo de ataque online.
Ana Carolina Querino, representante interina da ONU Mulheres no Brasil, afirma que “A impunidade, reforçada pelo anonimato e pelo caráter transnacional dos crimes digitais, impede que sobreviventes acessem serviços essenciais e limita respostas efetivas. A violência digital contra mulheres e meninas gera impactos reais e desencoraja a participação pública feminina”.





















